A Câmara de Vereadores de Porto União realizou na noite desta segunda-feira, 13, a sua 2ª Sessão Ordinária. A Sessão foi presidida pelo vice-presidente Gildo Masselai (PSDB).

Foram aprovados em votação única os Projetos de Lei: nº05 e 06/2023, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre Créditos Suplementares e nº007/2023, do Poder Executivo que autoriza a prefeitura a firmar Termo de Cessão de Uso com a Associação Local de Ação Comunitária (ALAC).

Foram aprovados ainda os pareceres Favoráveis da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio referente ao Projeto de Decreto Legislativo nº001/2023, de autoria da Mesa Diretora, que Homologa Segundo Termo Aditivo ao Convênio de Concessão nº175/93, celebrado entre o Município de Porto União e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e o Projeto de Lei nº001/2023, de autoria do Vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), que altera o Artigo 1º da Lei Municipal nº 966, de 30 de maio de 1977.

Em sua fala o vereador Israel Araújo (PSDB) solicitou que um ofício fosse enviado para a Sanepar para saber o motivo da falta de água em alguns bairros do município, já que em sua visita em 2022, o gerente regional da empresa garantiu que em 30 dias os problemas de falta de água acabariam. O Vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), divulgou um áudio na sessão, com a fala do gerente da Sanepar, informando que devido a um problema de fornecimento de energia da Celesc, não foi possível instalar a bomba para que não houvesse a falta de água. Já o vereador Fernando Barulho (PSDB) questionou a retirada do container da Sanepar que forneceria água aos bairros mais altos do município. O container foi uma solução encontrada para diminuir a falta de água nesses locais, após a reunião realizada entre Executivo, Ministério Público e Legislativo.

Já o vereador Walbert de Paula e Souza (PL) solicitou ao setor de trânsito do município uma solução para evitar mais acidentes entre as ruas Santos Dumont e Padre Anchieta, no centro do município. Morador próximo desse cruzamento, o vereador falou que quase que diariamente são registrados acidentes nessas vias. O vereador Pasqualin sugeriu que fosse enviado um ofício para o Conselho Municipal de Trânsito para que informasse os dias que há reunião para que uma comissão representativa do Legislativo participe das reuniões. O ofício foi aprovado por todos os vereadores.

Fizeram uso da palavra na sessão os vereadores Gildo Masselai (PSDB); Fernando Barulho (PSDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Almir Borini (União); Walbert de Paula e Souza (PL); Israel Araújo (PSDB) e Miguel Von Guilsa (PSD).