A Câmara de Vereadores de Porto União realizou na noite de sexta-feira, 09, no Centro Cultural 25 de Julho, a entrega de Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito a quatro personalidades do município.

Receberam as homenagens: a Doutora Maria Cristina Metzler; a Professora Therezinha Leony Wolff; o Doutor Ayrton Rodrigues Martins e o jornalista Antonio Hugen Godoi.

A Cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo Paulo Kovalski (PSDB), e teve como mestre de cerimônias o professor Aluizio Witiuk. Os Prefeitos de Porto União, Eliseu Mibach (PSDB) e de União da Vitória, Bachir Abbas (PP) participaram da sessão e compuseram a mesa de autoridades ao lado do Vice-prefeito de Porto União, Erico Rosenscheg (MDB), do Presidente do Legislativo de União da Vitória, Cordovan de Melo Neto, do Juiz de Porto União, Dr. Osvaldo Alves do Amaral, do comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União, Capitão Marcos Colla e do Presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), Roberto Domit de Oliveira.

O primeiro homenageado a receber o Título e a Medalha do Contestado foi o jornalista Antonio Godoi, seguido respectivamente pela Professora Therezinha Leony Wolff, pela Doutora Maria Cristina Metzler e pelo Doutor Ayrton Rodrigues Martins.

Através do Decreto Legislativo Nº 736/2022, de autoria de todos os vereadores, o jornalista Antonio Hugen Godoi recebeu o Título de Cidadão Honorário de Porto União. “São 56 anos de atividades, 46 legitimamente em 9 rádios e 3 jornais. Quando aqui cheguei vim morar nessa praça querida que Porto União fez para homenagear o querido Paraná com. Foi meu tio Celso que me acolheu. Só gostaria de dizer para todos, vocês são pessoas guerreiras que fizeram desta terra o significado de suas vidas e por que Porto União é tão querida e maravilhosa, por que tem aqui juntinho União da Vitória, cidade Gêmea, cidade irmã e junto temos cidades bem cuidadas com um povo maravilhoso e trabalhador”, enfatizou Godoi em seu discurso.

O vereador Almir Borini (UB), discursou em nome da Câmara e falou sobre o homenageado, “Como radialista lutou por muitos pedidos e reivindicações para mudanças. Quando ele falou no microfone da rádio teve influência com muitos políticos e não só fazendo seu trabalho no microfone como repórter, mas cobrando melhoria para a população. Todos que estão aqui vão lembrar da luta para a melhoria da BR 280 entre Porto União e Canoinhas, da Rodovia SC 135 entre Porto União e Matos Costa; o asfaltamento da Lança a Santa Cruz do Timbó entre tantas outras lutas. Não foi uma vez só que o senhor falou na rádio e reivindicou com muitos e muitos políticos quando lá apareceram. Ajudou em todos esses anos o nosso município e fez história nas Gêmeas do Iguaçu”, disse.

Em seguida foi a vez de entregar o Título de Cidadã Benemérita de Porto União a Doutora Maria Cristina Metzler concedido através do Decreto Legislativo Nº 737/2022 de autoria de todos os vereadores.

“Então eu só posso agradecer, estou extremamente honrada com isso. Eu trabalho porque eu amo o que eu faço, eu tenho um prazer enorme em trabalhar. Eu dediquei muitos anos no hospital São Braz e eu acho que a gente construiu muito. É uma alegria imensa saber que a gente teve uma construção de um serviço que virou referência em muitas especialidades graças a colaboração de toda a diretoria e do corpo clínico. É um prazer fazer parte dessa história do São Braz. Nos últimos anos eu tenho dedicado praticamente todo meu tempo ao SUS. Me foi aberto o espaço maravilhoso no SUS com auxílio do prefeito e do secretário Marivaldo que possibilitou para nós um trabalho fantástico. Nós conseguimos montar um ambulatório de ortopedia que faz um atendimento primário, mas que consegue atender bastante gente e isso me envolve de uma maneira maravilhosa”, afirmou a Dra. Maria Cristina.

Em nome da Câmara de Vereadores fez uso da palavra o presidente do Legislativo, Paulo Kovalski (PSDB). “Nesta noite em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores está prestando uma justa homenagem a uma mulher guerreira, arrojada, corajosa e íntegra em todas as suas atitudes. E é com muito orgulho e gratidão que homenageamos essa mulher batalhadora que tanto contribuiu para a população Porto União quando por vários anos exerceu cargos diretivos no Hospital São Braz, ajudando na expansão estrutural e das especialidades médicas do nosso município. Dra. Maria Cristina, a senhora vem escrevendo uma bela história dentro da história de Porto União, pois é uma pessoa muito dedicada e atualmente é reconhecida como uma grande e conceituada médica em nossas cidades e região pela defesa do SUS. É justa essa homenagem”, defendeu o Presidente do Legislativo.

Continuando com a Sessão Solene a próxima homenageada foi com o Título de Cidadã Benemérita de Porto União para a Professora Therezinha Leony Wolff, através do Decreto Legislativo Nº 734/2022, de autoria dos vereadores. O vereador Fernando Barulho (PSDB) fez o discurso em nome do Legislativo, “A gente não tem como não sentir um frio na barriga de estar aqui falando sobre essa pessoa carinhosamente chamada da Dona Therezinha. Nós da Câmara Municipal nos sentimos felizes em poder nesta noite como legítimos representantes da população, conceder o título de Cidadã Benemérita de Porto União a professora Therezinha Leony Wolff, educadora que não mediu esforços para garantir que as tradições culturais do município fossem mantidas vivas no cotidiano dos munícipes”, discursou.

A professora agradeceu a honraria, “Quero dizer a todos que nós nunca fazemos nada sozinhos, tudo na nossa vida tem que ter alguém que nos auxilia, senão a família ou amigos. E isso eu encontrei aqui em Porto União, mas sinceramente eu continuo fazendo as coisas que eu posso auxiliar na comunidade, no que eu considero importante. Agradeço as instituições que aqui vieram que eu não vou nominar todas, mas agradeço também ao Lions Clube do qual eu faço parte e continuamos a nossa vidinha até quando Deus quiser. Sou muito grata às pessoas que me apoiaram, muito obrigada”, agradeceu.

A última homenagem concedida foi o Título de Cidadão Benemérito de Porto União ao Doutor Ayrton Rodrigues Martins através do Decreto Legislativo Nº 733/2022. Para representar os vereadores fez uso da palavra o vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB).

“Faz parte da tradição desta casa, a realização de Sessões Solenes destinadas ao homenagear personalidades que se destacam com os seus feitos e principalmente que contribuem com o desenvolvimento do município. Doutor Airton acumula grandes realizações ao longo de sua extensa carreira na área de saúde do município de Porto União e a homenagem concebida nesta noite festiva, nada mais do que um bom reconhecimento que legitima o trabalho ardo desempenhado em todos esses anos de exercício da medicina.  Nosso homenageado é de competência ímpar, espírito de liderança aguçado, fibra e resistência, atuando sempre em favor dos interesses mais genuínos que garantam a manutenção do perfeito estado de saúde e bem-estar dos seus pacientes. Ciente do seu papel social como cidadão e detentor de uma postura compatível com seu compromisso que insere a outorga desse importante título. Humildade e humanidade são qualidades que o torna um médico amigo de toda a comunidade de Porto União, a razão pela qual está sendo homenageado nesta noite”, discursou o vereador. O médico homenageado fez o seu discurso agradecendo a honraria, “Jamais imaginei passar por um momento como este. A honraria que hoje eu recebo da Câmara Municipal de Porto União, por proposição do Vereador Luiz Alberto Pasqualin e homologado por seus destintos pares, só reforça meu amor por essa terra e nossa gente. E agradecendo o ilustre vereador dedico esse instante ao meu avô Miguel Vieira Rodrigues e ao meu pai que aqui foram vereadores. Agradeço a Deus pela vida, sou privilegiado por ter minha mãe Alcinéia, aos 93 anos sempre ao meu lado, atuante e orgulhosa de seus filhos. Aqui encontrei minha deusa e juntos construímos nossa família, dois belos filhos que nos presentearam com lindas noras e minha querida neta. Tive uma Juventude e adolescência inesquecível, lembranças vividas que nunca se apagaram. A medicina é uma profissão linda e gratificante e que deve ser exercida em benefício da sociedade e não em benefício próprio. Já dizia o professor Adib Jatene, a função do médico é curar, quando não pode curar precisa aliviar e quando não pode curar nem aliviar, precisa consolar pois um indivíduo doente se transforma num ser aflito, angustiado e com medo. E o oposto do medo não é a coragem, mas a fé. Compartilho essa homenagem com todos os colegas médicos de nossas idades e agradeço a eles pela consideração e amizade”, falou.

Ainda durante a Sessão, o mestre de cerimônia da Sessão, professor e historiador Aluizio Witiuk, recebeu da Câmara de Vereadores a Medalha do Contestado, em homenagem pelos trabalhos realizados na sociedade.