A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta segunda-feira, 21, a sua 6ª Sessão Ordinária de 2022, sob a presidência do vereador Paulo Kovalski (PSDB). Antes de iniciar a Sessão, tomou posse o vereador Israel Araújo (PSDB), no lugar do titular Alceu Jung (PSDB), que assumiu a Secretaria de Agricultura do Município.
A Sessão era específica para a discussão e votação das contas do Prefeito Eliseu Mibach referente ao ano de 2019. O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina emitiu o parecer recomendando à Câmara Municipal Porto União para a aprovação das contas do Prefeito.
O Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio, Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), destacou a prestação de contas do executivo, “Esse processo ficou na comissão a disposição dos demais vereadores e nós estamos cumprindo o que determina a lei orgânica e o Regimento Interno e depois do prazo legal de 60 dias, hoje nós vamos discutir e votar, mas entendo eu, que o que está ali é avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e consolidado pela Comissão de Finanças Orçamento e Patrimônio e que será respaldado por esta casa de leis. Tudo que está ferido ali, foi obra da administração do prefeito Eliseu e toda a sua equipe. Esse processo ficou aqui nessa casa por 60 dias e em momento nenhum eu fui indagado sobre que está inserido, portanto concluo que todos os vereadores darão o seu aval seguindo a orientação do parecer do Tribunal de Contas”, lembrou Pasqualin.
O Presidente do Legislativo fez uso da tribuna e explicou resumidamente a decisão e os investimentos feitos pelo município referente ao 2019, que teve as suas contas aprovadas. “O Tribunal fez questão fazer apontamentos elogiando o executivo e só tenho que parabenizar o Prefeito e sua equipe pelo bom trabalho que vem fazendo a frente do município. Foram mais de 600 páginas do processo de prestação de contas e eu li tudo para saber o que vem acontecendo e onde está sendo investindo o dinheiro público do município”, destacou Kovalski.
A Reunião entre o Executivo, Legislativo, Ministério Público com a empresa Sanepar na semana passada também foi comentada pelos vereadores na sessão desta segunda-feira.
Fizeram uso do pequeno expediente os vereadores Walbert de Paula e Souza (PL); Fernando Barulho (PSDB); Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e Gildo Masselai (PSDB). Na tribuna fizeram uso da palavra os vereadores Israel Araújo (PSDB); Almir Borini União Brasil); Paulo Kovalski (PSDB) e Luiz Alberto Pasqualin (PSDB).