O vereador e Presidente do Legislativo de Porto União, Paulo Kovalski (PSDB), acompanhado do vereador Fernando Barulho (PSDB), estiveram na tarde desta quarta-feira, 26, no escritório regional da Sanepar, onde conversaram com o gerente regional da Sanepar, Antônio Marco Vieira sobre a falta de água no município.
Vieira relatou que desde a quinta-feira, 20, o consumo de água em União da Vitória e Porto União aumentou em 30%, ultrapassando a capacidade de distribuição da água para as cidades. Segundo ele, por segundo a Sanepar consegue captar e distribuir 240 litros, mas o consumo diário estava em média 280 litros por segundo, chegando em alguns momentos em 300 litros por segundo.
O forte calor ligado ao aumento do consumo e nesta terça-feira, 25, o rompimento de uma rede na rua Helmut Muller em Porto União, desabasteceu alguns bairros mais altos do município. Segundo o gerente, o conserto foi finalizado na tarde desta quarta-feira, e até a amanhã o abastecimento será normalizado.
“Recebemos várias reclamações e queríamos uma reposta da Sanepar para saber o que estava acontecendo, por isso marcamos junto com o Presidente Paulo essa reunião aqui na Sanepar. O gerente destacou o alto consumo que juntou com o rompimento de uma rede, que causou essa falta de água”,
O Presidente do Legislativo recebeu as explicações do gerente. “Estivemos aqui conversando com a Sanepar para poder entender e dar uma resposta para a população. Existe uma obra par aumentar a capacidade de captação e distribuição de água que sofreu alguns atrasos devido a pandemia, mas que deve ser finalizado esse ano e assim não teremos mais falta de água devido ao alto consumo”, falou o Presidente do Legislativo Paulo Kovalski.
Foto: Sanepar
Vídeo: Sanepar
Foto: Sanepar