A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta segunda-feira, 18, sob a presidência de Gildo Masselai (PSDB), a 29ª Sessão Ordinária e a 17ª Sessão Extraordinária de 2021.
Na Sessão Ordinária estiveram presentes e fizeram uso da tribuna os engenheiros agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Daniel Dalgallo e Guilherme Gonçalves, que falaram dos 30 anos da empresa.
Segundo destacou Dalgallo, a empresa tem como objetivo levar o conhecimento para produção de alimentos, “porque a pesquisa e extensão Rural que já tem mais de 60 anos no Estado e das empresas que faziam e depois foram agrupadas e que deram origem a Epagri, sempre tiveram na agricultura familiar a vocação do nosso estado: a produção de alimentos. Então foi a ela destinada e outorgada para prestar a sociedade o conhecimento e as técnicas para produzir alimentos que transformam e que tornam nosso estado conhecido mundialmente, porque somos fortes na questão exportação e qualidade. Agora o futuro nos traz outras atribuições, mas nós jamais perderemos a vocação que é trabalhar com a produção de alimento”, destacou.
No telão da Câmara foi apresentado a história da empresa e os trabalhos realizados no município. Gonçalves destacou alguns dos trabalhos e os números realizados pela Epagri em Porto União. “De 2019 até 2021 foram 736 famílias atendidas, em 4.124 ações (atendimentos de escritório, remoto, visitas, ações grupais); 72 projetos de crédito, num total de R$ 2.385.032,79, tendo R$ 165.239,00 de subsídios, desenvolvidas através dos diversos programas como Programa Terra Boa; Bovinocultura; Olericultura; Fruticultura; Apicultura, entre outros programas”, falou. Em seguida os vereadores fizeram perguntas aos engenheiros sobre os trabalhos da Epagri no município.
Masselai foi funcionário da Epagri por quase 30 anos. O Presidente agradeceu a vinda dos dois membros da entidade e destacou os trabalhos, “como foi explicado pelo Daniel, a Epagri foi o resultado da junção de outras empresas que existiam antigamente e que foram criadas em 1956 e teve seu primeiro presidente Glauco Olinger e em 1991 virou Epagri. Eu entrei em 1985 na empresa Epagri, quando eu tinha 6 anos de Acaresc (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina). Quero dizer as pessoas que nos acompanham que a Epagri é uma instituição pública que tem escritório em todos os municípios Santa Catarina, onde se oferece assistência técnica aos agricultores e as políticas públicas chegam no meio rural via Epagri”, lembrou o Presidente do Legislativo.
Em seguida na matéria da ordem do dia foram discutidos e aprovados em 2ª Discussão, os Projetos de Lei n° 014/2021, do vereador Marcelo Storck (PL) – suplente que assumiu por 60 dias – que dispõe sobre a inclusão das temáticas educação financeira e empreendedorismo na rede municipal de ensino; e n° 021/2021, de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), que denomina de “Caminho dos Ferroviários” o trecho entre a Praça Noely Luiz Giacomini até a Praça do Contestado.
Foi aprovado na Sessão Ordinária a Moção de Aplausos de autoria do vereador Miguel Von Guilsa (PSD), para o 1ª Cia da Polícia Militar de Porto União. Fizeram uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Gildo Masselai (PSDB); Miguel Von Guilsa (PSD); Vanessa Witiuk (PSD) e Fernando Barulho (PSDB).
Posteriormente ao final da Sessão Ordinária aconteceu a 17ª Sessão Extraordinária que teve os pareceres das comissões discutidos e aprovados e em seguida aprovado a emenda MODIFICATIVA apresentada pelo vereador Paulo Kovalski (PSDB) referente ao Projeto de Lei nº 046/21, do Executivo Municipal que versa sobre o Plano Plurianual – 2022 a 2025.