A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta terça-feira, 29, sob o comando de seu presidente Christian Martins (MDB) a sua 15ª Sessão Ordinária, onde votou e avaliou diversos projetos.

Entre outros, três projetos foram destaques na sessão desta semana. O primeiro foi o processo nº 21/2018 referente ao de Projeto de Lei nº05/2018, proposto pelo Vereador Gildo Luiz Masselai (PSDB), que estabelecia a área escolar de segurança no Município de Porto União. A votação do projeto foi suspensa até a próxima sessão ordinária, com a concordância dos vereadores presentes, devido a ausência do vereador proponente, que foi representar a câmara em outro evento, para sanar algumas dúvidas referentes ao projeto. O projeto será pautado novamente na próxima sessão.

Já o processo nº 25/2018 referente Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº02/2018, proposto pelos Vereadores Martins, Elio Weber, Neilor Grabovski e Sandro Calikoski (todos do MDB), que altera o § 2º do Artigo 23 da Lei Orgânica Municipal sobre a realização das sessões nos distritos de Santa Cruz do Timbó e São Miguel da Serra, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Outro projeto proposto pelos mesmos vereadores foi a Emenda a Lei Orgânica nº01/2018, que altera o Artigo 22 da Lei Orgânica Municipal, onde elimina o recesso parlamentar do mês de julho, que foi reprovada pelos vereadores. Com a necessidade de 2/3 de votos a favor do projeto e com a ausência dos vereadores Masselai e Calikoski, os votos necessários para aprovação não foram alcançados e o projeto de lei arquivado. Votaram a favor os vereadores Christian Martins (MDB); Neilor Grabovski (MDB); Elio Weber (MDB); Fernando Moreira (PR); Carlos Roderlei Pinto (PR) e Miguel Chokailo Neto (PSD). Votaram contra, os vereadores Luiz Alberto Pasqualin (PP), Jacir Barth (PSDB) e Paulo Kovalski (PSDB).

Todos os vereadores fizeram o uso da palavra no pequeno ou no grande expediente e deixaram suas mensagens de apoio a paralisação dos caminhoneiros e demais classes em toda a região de Porto união e União da Vitória.

 

Última sessão

O vereador Miguel Chokailo Neto (PSD) participou da sua última sessão, referente a licença de 60 dias da vereadora titular da cadeira, Salime Farah (PSDB), que voltará na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

“Debatemos muitos projetos nesta casa e alguns um pouco polêmicos. Foi uma experiência profícua e benéfica essa experiência para a minha pessoa e agradeço pela acolhida da mesa diretora e demais vereadores e quero me deixar aqui a disposição da população, disposto a ajudar sempre o nosso município para o melhor desenvolvimento e um futuro mais digno para todos”, falou em entrevista antes de deixar a sessão o vereador.