A Câmara de Vereadores de Porto União, sob a presidência do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), realizou na noite desta segunda-feira, 01, a sua 8ª Sessão Ordinária de 2024.
Foram discutidos e debatidos diversos requerimentos, pareceres e projetos, destaque para a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 011/2024, oriundo do Executivo Municipal, que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Furto de Fios e Cabos de Cobre, Alumínio e Assemelhados no município. O referido projeto foi enviado quando Luiz Alberto Pasqualin era o Prefeito em Exercício de Porto União e ele destacou a importância da aprovação, “Quando estava como Prefeito em Exercício entendi que nós devíamos tomar providências sobre esse aumento de furtos e na minha justificativa no projeto destaquei que nos últimos anos o furto, roubo e receptação de cabos, fios e diversos outros materiais tem se transformado em tipos comuns de crimes. Não podemos mais aceitar isso, estão roubando até grade de boca de lobo. Então é um projeto que vem para colaborar”, explicou.
Ainda na Sessão foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 014/2024, do Executivo Municipal que altera o Inciso V do anexo II da Lei Municipal nº 3.934 de 21 de novembro de 2011, que aumenta de 1 para 3 o número de médicos auditores no município.
Foi aprovado ainda de autoria do Vereador Neilor Grabovski (MDB) a Moção de Apelo para que o Governo do Estado convoque todos os aprovados nos Concursos da Polícia Militar de Santa Catarina.
Fizeram uso da palavra os Vereadores Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Paulo Kovalski (PSDB); Gildo Masselai (PSDB); Almir Borini (PP); Neilor Grabovski (MDB); Miguel Von Guilsa (Podemos) e Alceu Jung (PSDB).