Foi realizada a 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União na noite desta segunda-feira, 03, sob a presidência do vereador Neilor Grabovski (MDB). A Sessão contou com a presença do Prefeito Eliseu Mibach (PSDB), que falou sobre a conquista do Curso de Medicina para a UnC de Porto União. Antes de iniciar a Sessão assumiu uma cadeira no Legislativo Municipal, Fernando Moreira, fazendo parte do rodízio de suplentes feito pelo PSDB.

Dada início a Sessão, o Prefeito fez uso da palavra e explicou a parceria entre a Prefeitura e a UnC para que o curso de medicina viesse para a cidade. Outro convênio assinado pelo executivo, segundo informou o prefeito, foi à vinda dos alunos do último ano de medicina da UnC de Mafra para estagiar na secretaria de saúde, sem custo para o poder público. Outro convênio que deve ser assinado em breve é com a Universidade Uniarp de Caçador onde os alunos também devem fazer estágios no município.

Após a fala do prefeito foi dada sequência da Sessão com a discussão e aprovação dos Pareceres Favoráveis da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio dos seguintes projetos: nº031/2023, do Poder Executivo Municipal que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Direitos do Idoso do Município; e nº032/2023, de autoria Executivo Municipal, que denomina “Central de Medicamentos Dr. Willy Carlos Jung”, a Farmácia Municipal.

Da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final foram aprovados os projetos nº033/2023, do Executivo Municipal, que ratifica as alterações realizadas no Protocolo de Intenções consubstanciado no Contrato de Consórcio Público da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS); nº038/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que altera Artigos da Lei Municipal nº 3.934, de 21 de novembro de 2011 e nº039/2023, do Executivo Municipal que altera Artigo da Lei Municipal nº 3.079, de 06 de julho de 2005.

Ainda no final da Sessão foi aprovada a Moção de Apoio de autoria do Vereador Walbert de Paula e Souza (PL) à rede de Jornalismo Jovem Pan pela liberdade de expressão, para que não tenha o seu registro cassado frente ao requerimento do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Fizeram uso da palavra os vereadores Almir Borini (União); Walbert de Paula e Souza (PL); Fernando Moreira (PSDB); Gildo Masselai (PSDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Paulo Kovalski (PSDB); Vanessa Witiuk (PSD) e o presidente Neilor Grabovski (MDB).