A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta segunda-feira, 24, a sua 11ª Sessão Ordinária sob a presidência do vereador Neilor Grabovski (MDB). O Comandante da 1ª Cia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Porto União, Major Paulo Ricardo Galle fez uso da tribuna para falar sobre segurança nas escolas.

“Uma série de reuniões estão acontecendo nesse momento referente a rede de segurança escolar e sobre as ações que estão sendo tomadas em relação à segurança nas escolas em virtude do trágico acontecimento no município de Blumenau. A segurança escolar ela não iniciou em Porto União com o massacre em Blumenau muito pelo contrário, em Porto União já vem há muito tempo preocupada com nossas crianças e atuando de forma incisiva dentro e fora dos núcleos, colégios e escolas particulares, estaduais e municipais públicas ou privadas”, explicou Major Galle.

O Presidente agradeceu a presença do comandante, “de pronto a gente agradece novamente a sua explanação e tenho certeza que muitos pais vão ter uma tranquilidade em saber das condições do nosso município aqui. Isso para a gente também até para reproduzir as informações de forma correta”, agradeceu Neilor.

Após a fala do Comandante teve início a votação e discussão dos projetos. Em 2ª Discussão e Votação final foi aprovado o Projeto de Lei nº005/2023, de autoria do Vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), que declara de Utilidade Pública a Associação dos Produtores Rurais São Francisco de Assis da Cabeceira da Barra Grande.

Em 1ª Discussão e Votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 019/23, do Executivo Municipal, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.695, de 23 de outubro de 2020.

Foram aprovados os pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final dos projetos Lei: nº022/2023, do Chefe do Poder Executivo Municipal, com a súmula que dispõe sobre os honorários de sucumbência originados da condenação em processos judiciais no âmbito da Prefeitura Municipal de Porto União e nº026/2023, de autoria do Vereador Neilor Grabovski que institui o “Dia do Gaúcho” no Calendário Oficial do Município de Porto União.

Foi aprovado o requerimento de afastamento do vereador Vanderlei Werle (PSDB) que solicitou licença e afastamento da vereança para tratar de interesses particulares, por um período de 90 dias, a iniciar-se a partir do dia 03 de maio de 2023. Fizeram uso da palavra todos os vereadores.

Os alunos da 1ª fase do curso de Direito da UnC acompanharam a sessão com o coordenador e professor do curso Dr. Marcelo Boldori.