A Câmara de Vereadores de Porto União, sob a presidência de Neilor Grabovski (MDB), realizou nesta segunda-feira, 13, a 5ª Sessão Ordinária de 2023. A Sessão contou com a presença do comandante da Polícia Militar de Porto União, Major Paulo Ricardo Galle.

O comandante apresentou os números de 2022 e comparou aos últimos três anos e os projetos realizados pela polícia no município. “Inicialmente por ser a casa do povo e também pela transmissão ao vivo possibilita a população a verificar o andamento da ordem pública no município Porto União. Vou tentar ser o mais breve possível nessa explanação que visa comparar os índices criminais dos anos de 2020 2021 e 2022 para que nós possamos fazer um parâmetro do que melhorou do que piorou no município de Porto União. Nos últimos três anos nós vimos um patamar próximo a 2.000 ocorrências por ano, só o ano passado que tivemos um aumentou que foi para 2028, mas retornamos em 2022 a 1931 ocorrências”, destacou Major Galle.

O Presidente do Legislativo destacou a vinda do comandante na sessão, onde apresentou os números e o trabalho realizado em Porto União.  “Foi muito gratificante receber o comandante aqui, mostrando todo o trabalho da corporação e apresentando os números de ocorrências e destacando também o trabalho social que a Polícia faz no município com os diversos programas implantados. Está de parabéns toda a Polícia Militar que vem desenvolvendo um grande trabalho”, destacou o Presidente Neilor.  Após a fala do comandante foi aberta para perguntas, onde todos os vereadores sem manifestaram e elogiaram o trabalho da PM.

Dando continuidade a Sessão, foi apreciado e aprovado em discussão única o Projeto de Resolução nº001/2023, apresentado pela Mesa Diretora, que indica a vereadora Vanessa Witiuk (PSD) como procuradora da Procuradoria da Mulher e a servidora Juliane Muniz como subprocuradora.

Em 1ª Discussão e Votação foi aprovado os seguintes Projetos de Lei: nº004/2023, de autoria da Vereadora Vanessa Witiuk (PSD), que altera dispositivos da Lei Municipal nº4.628, de 26 de novembro de 2019; nº004/2023, de autoria do Chefe do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a receber por doação um imóvel urbano objeto da Transcrição nº 22.072 do Ofício do Registro de Imóveis da Comarca de Porto União, de propriedade do Sr. Osmar Eugenio Kretschek.