A 40ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União foi realizada nesta segunda-feira, 05, sob o comando do vice-presidente Neilor Grabovski (MDB).

A convite do vereador Gildo Masselai (PSDB), a sessão contou com a presença do ex-vereador e presidente do Legislativo, Christian Martins que ocupa atualmente o comando do Escritório Regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Canoinhas.

Martins trouxe informações sobre o andamento das atividades e eventuais óbices que vêm sendo encontrados e que inviabilizam o trâmite de diversas matérias relevantes do Instituto referente ao Município.

Após a fala do gerente do IMA, foi aprovado em Discussão Única o Projeto de Lei nº066/2022, do Executivo Municipal que dispõe sobre Crédito Suplementar.

Em 2ª Discussão e Votação foi aprovado o projeto de Lei nº023/2022 do vereador Neilor Grabovski (MDB) que denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de Elisangela Carla Padilha Melnik.

Em 1ª Discussão e Votação foram aprovados os Projetos de Lei: nº020/2022, de autoria da Vereadora Vanessa Witiuk Ferreira (PSD), que institui a Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-estar dos animais e nº024/2022, de autoria do Vereador Fernando Barulho, que institui o “Dia do Antigomobilista”.

Da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio, foi aprovado o parecer favorável, referente Projeto de Lei nº026/2022, de autoria do vereador Marcelo Daniel Storck (PL) que assumiu uma cadeira por 30 dias, que institui o “Dia da Estação Central União” no Município de Porto União.

O parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final foi aprovado para o projeto de Lei nº029/2022, de autoria do vereador Storck que dispõe sobre a Execução do Hino Nacional e Hino de Porto União nas Escolas Municipais.

Foi aprovado ainda a Moção de Aplausos nº 014/2022 de autoria do vereador Neilor para Vanderlei Werle pelas brilhantes composições em especial a do tema da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo “Fritz und Frida” e dos Hinos de São Miguel e Santa Cruz.

Fizeram uso da palavra os vereadores Neilor Grabovski (MDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Vanessa Witiuk (PSD); Eliane Aparecida dos Santos (PSC); Gildo Masselai (PSDB); Almir Borini (União); Israel Araújo (PSDB) e Miguel Von Guilsa (PSD).

Após o fim da sessão ordinária, foi iniciada a sessão solene onde foram agraciados com moção de aplausos aos atletas: Diva Terezinha Tonkio Sebenello, de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) e Jaison Francisco de Ramos de autoria do vereador Fernando Barulho (PSDB).