A Câmara de Vereadores de Porto União realizou a sua 10ª Sessão Ordinária de 2022, sob a presidência de Paulo Kovalski (PSDB).

Na Sessão Ordinária deu entrada para leitura o Projeto n° 013/2021, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 (LDO-2023), que traz normas, ações prioritárias, diretrizes, objetivos e metas a serem observadas pelas Unidades da Administração Direta, Fundos e Órgãos da Administração Indireta do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do Município de Porto União. Após a leitura, a LDO foi encaminhada para Comissão de Finanças Orçamento e Patrimônio.

Em seguida foi aprovado opor unanimidade o Projeto de Lei nº 008/2022, de autoria do vereador Neilor Grabovski (MDB), que declara de Utilidade Pública a Associação de Pais e Amigos do Basquete de Porto União (APAB).

Fizeram uso da palavra os vereadores Paulo Kovalski (PSDB); Neilor Grabovski (MDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Almir Borini (União); Gildo Masselai (PSDB) e Walbert de Paula e Souza (PL).

Após o término da Sessão Ordinária aconteceu a Sessão Solene onde foi entregue ao Cabo BM David César Canever e ao seu cão Léia, Moção de Aplausos pelos trabalhos realizados para auxiliar nas buscas por desaparecidos na catástrofe ocorrida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro no começo deste ano. Quando existe a dupla de trabalho, homem e cão, é denominada de binômio.

Participaram da cerimônia o Comandante dos Bombeiros de Porto União, Capitão Marcos Colla, integrantes da 3ª Cia de Bombeiros de Porto União, alunos do curso de Bombeiros Voluntários e familiares do homenageado.

Junto a Sessão Solene, o comandante dos Bombeiros de Porto União e o Sargento Marcelo Ritzmann entregaram ao Cabo Canever a “Comenda Avante Bombeiro”, medalha de bravura enviada pelo comandado dos bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho dos militares na operação de busca.

A proposição foi confeccionada pelas vereadoras Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e Vanessa Witiuk Ferreira (PSD).  “É uma grande honra receber hoje essa Corporação aqui na casa de leis com homenagem tão justa feita ao nosso soldado Canever. Acompanho o binômio (Canever e Léia) desde 2019, quando iniciou todo seu treinamento e vemos todo o carinho e dedicação que o Cabo Canever tem. Eles realizaram um grande trabalho no estado do Rio de Janeiro onde no dia 15 de fevereiro de 2022 um temporal devastou a cidade de Petrópolis e a Região Serrana. Diante disso essa casa de leis não poderia deixar de prestar tão merecida homenagem a esse Bombeiro Militar e seu cão que atuaram nas buscas pelos desaparecidos”, disse a vereadora Eliane.

O Cabo Canever agradeceu a homenagem, “Foi uma situação muito difícil e triste passar pela calamidade que vocês viram, onde as pessoas choravam 24 horas, tentando escavar com as próprias mãos para encontrar seus familiares.  O terreno é uma área de muito risco para todos, para os civis e para os cães e militares. Fico muito agradecido pela Moção de Aplausos. Desde 2019 estamos nessa luta sempre treinando e trabalhando para melhorar e prestar um serviço de qualidade para o município e para toda a região”, finalizou.