A 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União foi realizada esta segunda-feira, 14, às 19h, sob a presidência de Paulo Kovalski (PSDB).
Foi aprovado em discussão e votação única Projeto de Lei nº 007/2022, do Executivo Municipal que autoriza prefeitura para empenhar despesas para cobertura de gastos com a realização das festividades alusivas ao Centenário da Comunidade do Maratá.
Também foi aprovado os pareceres favoráveis da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio dos projetos de Lei nº 02; 03; 04; autorizando o Poder Executivo Municipal para realizar competente procedimento licitatório ou inexigibilidade de licitação, para concessão de Direito Real de Uso de imóvel que especifica. Ainda foi aprovado o parecer do decreto legislativo 02/2022, apresentado pelos vereadores que concede Título de Cidadão Honorário de Porto União ao deputado estadual Doutor Vicente Augusto Caropreso.
Foi aprovado o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final do Projeto de Lei nº 005/2022, de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), que denomina uma das vias públicas do Município de Porto União de Pedro D’ Alcantara Kerber.
Outra homenagem aprovada foi a Moção de Aplausos de autoria das vereadoras Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e Vanessa Witiuk Ferreira (PSD) para o Cabo do Bombeiro Militar, David César Canever e o seu cão “Léia”, os quais foram enviados para Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro que foi devastada no dia 15/02/2022 pela chuva intensa e causou desabamentos, alagamentos e o soterramento de moradias e habitantes, para auxiliarem nas buscas dos desaparecidos.
Fizeram uso da palavra na sessão os vereadores Alceu Jung (PSDB); Eliane Aparecida dos Santos (PSC); Fernando Barulho (PSDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Walbert de Paula e Souza (PL); Gildo Masselai (PSDB); Miguel Von Guilsa (PSD); Almir Borini (União Brasil) e Neilor Grabovski (MDB)