A 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União, realizada sob o comando de seu presidente Gildo Masselai (PSDB), foi realizada na noite desta segunda-feira, 13. Penúltima sessão de 2021, ela foi marcada pela discussão e votação de diversos convênios da prefeitura.

Foram homologados vários Termos de Fomento entre a Prefeitura de Porto União e diversas entidades, seguem elas: a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e da Fala (APADAF); a Associação Casa de Apoio Restauração Divina (ACARDI); a Associação Família Zalewski (Casa de Apoio Amor Fraterno); a Associação Beneficente Lar de Nazaré e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União (APAE).

Foram aprovados também o Projeto de Lei nº036/2021, de autoria do Vereador Walbert de Paula e Souza (PL) que institui o ‘Dia em memória às Vítimas do Holodomor”; o Projeto de Lei nº056/2021, do Executivo Municipal, que altera o artigo 2º da Lei Municipal nº 3.400, de 26 de dezembro de 2007 e o Projeto de Lei nº057/2021, do Executivo Municipal, que autoriza a firmar Termo de Cessão de Uso com o Estado de Santa Catarina, através da Polícia Militar;

Em Primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei n° 035/2021 de autoria do Vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), que anexa aos nomes dados à Ciclovia situada entre a Praça do Contestado e a Praça Noely Luiz Giacomini, o título de “Caminho dos Ferroviários”.

Antes do final da Sessão Ordinária foi discutido e votado duas moções de aplausos. A primeira sob o número 016/2021 ao Tenente Coronel do Exército Francisco Rogério Perdigão de Moura, Comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado em Porto União, de autoria do vereador Walbert de Paula e Souza (PL), foi aprovado por unanimidade. A segunda sob o número 017/2021 de autoria do Vereador Miguel Von Guilsa (PSD) para a Senhora Sandra Pires do Prado, Ex-Presidente da Associação de Moradores do Bairro Vice King, foi reprovada com os votos dos vereadores Alceu Jung (PSDB); Eliane Aparecida dos Santos (PSC); Fernando Barulho (PSDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Neilor Grabovski (MDB); Paulo Kovalski (PSDB); votaram a favor da Moção os vereadores Almir Borini (DEM) e Miguel Von Guilsa (PSD) e com a abstenção do vereador Walbert de Paula e Souza (PL).

Sessão Solene

Após o fim da Sessão Ordinária deu início a Sessão Solene onde foi entregue a moção de aplausos ao Hospital São Braz/São Camilo, proposto pela suplente de vereadora do DEM Mariane Schorr Caesar, que assumiu uma cadeira no legislativo por 30 dias.

A Moção foi entregue por Mariane ao Diretor Administrativo do Hospital Édio Rosset.  “A palavra que eu posso prestar aqui é muito obrigado, de coração. Não é fácil nossa vida estou aqui apenas representando 350 pessoas que fazem o dia-dia- do hospital”, disse.

“Essa Moção que é o motivo pela qual estou aqui neste momento, ela corrobora com a infelicidade de termos uma pandemia e a felicidade de hospital ter sido absorvido com carinho eficiência e muitos zelo pela rede São Camilo no início de 2020, antes do que o vírus do Covid chegasse na nossa cidade de Porto União”, justificou a vereador proponente da homenagem.

O Presidente do Legislativo Gildo Masselai destacou a importância do hospital, “a forma com que o hospital através de sua diretoria se esmera para atender a todos é gratificante, conversado com muitas pessoas felizmente só tem boas notícias. Foram feitas muitas melhorias, ficou um Hospital lindo, eficiente e acessível. Parabéns a toda sua equipe e funcionários”, completou Masselai.

A Próxima e última Sessão Ordinária de 2021 será realizada na próxima segunda-feira, 20, com início às 19 horas e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube.