A Câmara de Vereadores de Porto União, sob a presidência do vereador Gildo Masselai (PSDB), realizou nesta segunda-feira, 06, a sua 34ª Sessão Ordinária de 2021. Nesta sessão retornaram as suas cadeiras após período de licença os vereadores Alceu Jung (PSDB) e Eliane Aparecida dos Santos (PSC).

Na pauta da sessão deu entrada a prestação de Contas do Prefeito Eliseu Mibach, enviado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina referente ao exercício 2019. Aprovadas pelo órgão estadual agora será analisada pela Casa de Leis.

Em seguida foi aprovado em discussão única vários projetos de homologação de contrato com o governo estadual e federal.

Já em 2ª discussão e votação final foram apreciados os seguintes projetos: n°033/2021, de autoria da Vereadora Mariane Schorr Caesar, (suplente do DEM que assumiu por 60 dias) que institui a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Língua Portuguesa e a tradução interpretação nos vídeos institucionais do Executivo e Legislativo no Município; n° 052/2021, do Executivo Municipal, que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a abrir conta corrente em Instituição Financeira sob a denominação “Conta Precatórios” para fins que especifica e dá outras providências.

Fizeram uso do pequeno expediente os vereadores Gildo Masselai (PSDB); Almir Borini (DEM); Eliane Aparecida dos Santos (PSC); Fernando Barulho (PSDB); Neilor Grabovski (MDB), Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) e Walbert de Paula e Souza (PL). A tribuna foi usada pelo vereador Alceu Jung (PSDB).

O Presidente Gildo entre diversos assuntos destacou a reunião realizada na semana passada entre as Câmaras de Vereadores, Prefeituras e entidades de União da Vitória e Porto União, na Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), “discutimos vários projetos importantes que vão alavancar a questão do turismo e o desenvolvimento em Porto União da Vitória. Temos que vencer alguns desafios que foram muito bem colocados como as questões burocráticas em função de dois estados, duas cidades com impostos e carga tributária diferentes. Vamos fazer o possível para continuarmos da forma que estamos, ou seja unidos, fazendo o melhor para as nossas cidades. Estou elaborando um projeto para que tenhamos a praça e as ruas daqui próxima a Câmara, cobertas a exemplo de que tem em grandes centros turísticos como a cidade de Gramado. Fazer essas coberturas nessas ruas aqui próximo para desenvolver os eventos nos finais de semana, que mesmo no frio do inverno e com o calor e chuva do verão, as pessoas possam estar participando dos eventos”, destacou.

A próxima Sessão Ordinária e penúltima de 2021 será realizada na próxima segunda-feira, 13, com início às 19 horas sempre com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara.