A Câmara de Vereadores de Porto União realizou na noite desta segunda-feira, 29, a sua 33ª Sessão Ordinária de 2021, sob a presidência do vereador Gildo Masselai (PSDB). A Sessão contou com a presença do Presidente do Clube Ucraniano de União da Vitória e Porto União, Vilson Kotwiski, que falou sobre Holodomor, evento ocorrido na Ucrânia e causou a morte de milhões de ucranianos de fome entre os anos de 1932 a 1933. O convite foi feito pelo vereador Walbert de Paula e Souza (PL). O edil quer, como em outros municípios, que seja reconhecido o Holodomor como genocídio do povo ucraniano.

O Presidente Gildo destacou a importância da vinda do representante da comunidade ucraniana, para falar de um assunto pouco divulgado e conhecido fora da Europa. “Esta Casa sempre que for trazer informações culturais ela estará aberta a todo e qualquer cidadão do nosso município. É uma informação triste, mas é uma informação e como Dr. Walbert muito bem coloca, precisamos saber de onde viemos para que não possamos incorrer nesses erros que tanta dor trouxe, que não se explica isso. Minha cabeça não consegue absorver esse tipo de informação e aceitar, eu me coloco no lugar dessas pessoas que estavam lá na época e posso sentir o que eles sentiram, mas é difícil a sensação”, falou o Presidente Gildo.

Ainda na Sessão, entre outros assuntos discutidos e votados, foi aprovado em 2ª Discussão e Votação dois projetos: o de n° 032/2021, de autoria da vereadora do DEM, Mariane Schorr Caesar, (suplente que assumiu uma cadeira no legislativo por 30 dias) que proíbe aos Secretários Municipais, ou ocupantes de cargos equivalentes, de concorrerem aos cargos ou serem nomeados como presidente e vice-presidente nos conselhos municipais de Porto União; o de n° 034/2021 de autoria do vereador Fernando Barulho (PSDB) que instituí a Semana das Profissões e Orientação Profissional no âmbito das Escolas Municipais de Porto União.

Fizeram uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Gildo Masselai (PSDB); Fernando Barulho (PSDB), André Castilho (PSC), Israel Araújo (PSDB), Vanessa Witiuk (PSD) e Neilor Grabovski (MDB). Usaram a tribuna da Casa os vereadores Almir Borini (DEM); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) e André Castilho.