O Projeto intitulado pelo vereador de “operação Inverno” visa proteger os moradores de rua

O vereador Christian Martins (PMDB), fez uma indicação na sessão da passada ao executivo, solicitando que, que através da Secretaria de Ação Social, estude a viabilidade de instituir no Município o Projeto “Operação Inverno”, o qual auxiliaria moradores de rua com a distribuição de cobertores e em dias mais frios o acolhimento noturno desses moradores que não tem aonde se abrigar do frio.

Segundo o vereador, o número de moradores cresce junto com o crescimento da população, mantendo as mesmas características: a maioria é formada por homens e esta maioria tem família e casa para morar, mas devido ao envolvimento com álcool e drogas, preferem ficar nas ruas já que os familiares não aceitam o vício. “Por esse motivo o projeto “Operação Inverno” poderia contar com atendimento de outras Secretarias relacionadas, como a de Saúde, por meio dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps), com o encaminhamento a tratamentos. As abordagens por funcionários do Município poderiam ocorrer durante o dia e a noite, contando também com ajuda de telefonemas ou ainda por meio da busca ativa, uma espécie de patrulhamento em busca da população vulnerável”, justificou.

Para Martins o projeto “Operação Inverno” não funcionaria e nem necessitaria ser um albergue, devido ao espaço e ao credenciamento que é de média complexidade, seria apenas um projeto para o atendimento emergencial dessa população de rua nos meses de junho, julho e agosto, contando com o acolhimento noturno da população de rua que não tem aonde se abrigar do frio, oferecendo a possibilidade de abrigo ou cobertores para aqueles que preferem ficar na rua.

“Oferecendo também a possibilidade de tomarem banho quente, trocarem de roupas e receberem uma refeição. Lembrando que o projeto poderia contar com a ajuda de pessoas físicas e jurídicas, bem como entidades do nosso Município. Em que pese o ideal mesmo seria ter a modalidade habilitada para oferecer o serviço de albergue, através desse projeto ao menos não registraríamos nenhum óbito por hipotermia”, continua.