A reunião ordinária realizada na noite dessa terça-feira 11, pelos vereadores de Porto União, foi muito especial. Pela primeira vez, na história do município, um cadeirante assumiu uma vaga no legislativo. Cesar Augusto (PDS) assumiu a vaga da vereadora Salime Farah (PSDB), que solicitou dispensa do cargo, sem vencimento, pelo período de 60 dias.

Augusto, que estava acompanhado dos familiares, e do vice- prefeito, Percy Storck, que pertence ao mesmo partido do vereador, foi saudado por todos os edis, que desejaram sucesso ao novo legislador, no período em que ele vai exercer a suplência. No seu pronunciamento, o vereador, que é militar, declarou que a sua luta, em busca de melhor acessibilidade, será constante, e que vai atuar também, na área da segurança pública.

O presidente do Poder legislativo, vereador Luiz Alberto Pasqualin (PP), saudou o novo vereador, e lamentou que a Câmara, não oferece acessibilidade aos portadores de deficiência, lembrando que, no ano de 2007, quando presidia a Casa de Leis, adquiriu quatro lotes no Bairro Santa Rosa, para a construção da sede própria do legislativo, tendo inclusive providenciado até o projeto da construção, mas, que, infelizmente, a obra não saiu do papel, e o terreno, foi doado para a Prefeitura.  Pasqualin disse ainda, que “a acessibilidade não se restringe apenas no prédio do legislativo, muitos prédios públicos e privados, não são equipados com rampas, ou mesmo elevadores, os ônibus do transporte coletivo e mesmo do município, são poucos, os que são equipados com elevador para cadeirante  que permite o acesso ao veículo”, afirma.

Para o presidente do Poder legislativo municipal, ”são os serviços públicos que devem se adaptar as pessoas, e não o contrário. Uma cidade que vai completar 100 anos, precisa discutir esta questão, e é preciso, que esse parlamento, juntamente com a sociedade organizada, entre no debate, sobre a acessibilidade, para que, Porto União, possa continuar a ser verdadeiramente, uma cidade amiga, acolhedora e humana, para todos nós”, disse.

dscf9314

dscf9361