A Câmara de Vereadores de Porto União realizou na noite desta segunda-feira, 03, a sua 13ª Sessão Ordinária de 2021, sob a presidência do vereador Gildo Masselai (PSDB).

Antes de iniciar a sessão, a vereadora Vanessa Witiuk (PSD), solicitou ao presidente do legislativo que fosse feito uma oração em prol das pessoas que estão enfermas, principalmente devido ao Covid-19.

Em seguida, foram discutidos os pareceres e projetos e foi aprovado em primeira discussão e votação os projetos de Lei nº024/2021, que dispõe sobre a retrocessão de área de terras ao Patrimônio Municipal e nº025/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar competente procedimento licitatório ou inexigibilidade de licitação, para concessão de Direito Real de Uso de imóveis. Ambos os projetos são oriundos do executivo municipal.

Nesta sessão, seria discutido e realizada a votação final do projeto de Lei nº005/2021, de autoria do vereador Neilor Grabovski (MDB), que proíbe a realização de atos e atividades que constituam perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos e pedestres realizados nos cruzamentos de vias urbanas, sinalizadas por semáforo ou não. O projeto ainda dispõe sobre o encaminhamento da população de rua e pessoas carentes, que estejam praticando tais atos às competentes entidades assistenciais. O vereador proponente está de atestado médico e não estava presente na sessão, por isso os demais vereadores acataram o pedido do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) para que o projeto fosse votado na próxima sessão, com a presença do vereador Neilor, que adiantou quando o projeto deu entrada na pauta, que gostaria de defender e fazer uma explanação do projeto.

Fizeram uso do pequeno expediente os vereadores Fernando Barulho (PSDB) e Israel Araújo (PSDB). O vereador Walbert de Paula e Souza (PL) foi o único a usar o grande expediente onde falou sobre a realização da manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, realizado no sábado, 1º. O Presidente do Legislativo apoiou a fala e acrescentou ainda, “quando chegou Jair Messias Bolsonaro tentando acertar, dando aos brasileiros uma nova visão e uma nova forma de governo, que dê certo, de um governo justo, de obras, do crescimento, aí parece que esse cara que veio do céu atraiu 30 infernos para lutar contra ele. O nosso presidente tem os seus defeitos, como eu tenho e todos aqui temos, mas eu sinto nele uma vontade de acertar o Brasil, porque a bandeira dele é verde amarela porque ele é Patriota, assim como eu e tenho certeza que todos vocês aqui são”, completou Masselai.