Sob a presidência do vereador Sandro Calikoski (MDB), foram realizadas três sessões virtuais nesta segunda-feira, 13, sendo uma delas com a participação do secretário de Saúde do município, Dr. Marivaldo dos Reis Santa Isabel.

Antes da fala do secretário, foram apresentadas quatro Emendas Aditivas de autoria dos vereadores em relação a lei que Estabelece a Estrutura e o Funcionamento do Conselho Tutelar de Porto União. Foram apreciados também duas Emendas Supressivas. Após apresentadas as emendas foram encaminhadas a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. Foi aprovado também em 1ª Discussão e Votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2021. O LDO foi votado em segunda discussão na sessão extra realizada em seguida, já que a LDO deve ser sempre votada e analisada em sessões específicas.

Após isso, o secretário municipal de saúde apresentou como está sendo realizado os trabalhos de combate ao Covid-19 no município e as novas medidas que serão tomadas para evitar o aumento dos casos da doença em Porto União. Uma das decisões anunciadas pelo secretário foi a obrigatoriedade do uso de máscara e a proibição do uso e compartilhamento de aparelhos e equipamentos para o consumo de produtos fumígenos, conhecidos como narguilé/arguilé e similares em espaços públicos e privados aberto ao público.

Na sessão extra foi discutido e votado o Projeto de Lei nº 09/2020, de autoria dos vereadores Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) e Sandro Calikoski (MDB), que declara de Utilidade Pública a Sociedade Beneficente São Camilo – Hospital São Braz.

“Foi importante a vinda do secretário na sessão onde pôde esclarecer à população e aos vereadores como está sendo feito o combate ao Covid-19 em nosso município. É importante sabermos como está sendo feito isso e orientar a população”, destacou o Presidente Sandro.