A Câmara de Vereadores de Porto União, sob a presidência do vereador Sandro Calikoski (MDB), realizou a sua 4ª Sessão Ordinária de 2020. Apesar de uma pauta enxuta, a Sessão teve várias discussões e debates, destaque para as questões de sustentabilidade, meio ambiente e geração de emprego. Na Sessão deram entrada quatro projetos oriundo do executivo e dois do legislativo que foram enviados paras as comissões da casa.

Fizeram uso do pequeno expediente o presidente do legislativo e o vereador e vice-presidente do Legislativo Gildo Masselai (PSDB). O vice-presidente lembrou o trabalho desenvolvido pelo município na questão da coleta de lixo e entulho nos bairros para o combate à dengue. Ele parabenizou os setores responsáveis pelo trabalho.

Calikoski destacou o bom andamento do município graças as boas administrações nos últimos 30 anos na cidade. “É só analisar a história. Temos que nos orgulhar de nossa cidade. A nova política é fazer as coisas acontecerem e fazer o município crescer”, falou Calikoski.  Dando continuidade a sua fala, o presidente do legislativo destacou a reunião que participou com os integrantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) da região, sobre os problemas dos cemitérios no município, relacionada a licença ambiental para seus funcionamentos. “Todos os cemitérios do município precisam ser licenciados e 90% deles como está, é quase impossível licenciar. Realmente é um problema sério e que teremos que enfrentar”, destacou.

Os vereadores Christian Martins (MDB) e o líder do governo municipal Paulo Kovalski (PSDB) fizeram uso da tribuna.  Kovalski convidou para a festa em homenagem as mulheres na Igreja do Pintado, no sábado, dia 07.  Além disse o líder do governo falou sobre os prazos do IPTU e do aumento do imposto em 4,48%, que é o índice do IPC, valor mínimo para aumento de imposto. Os carnês podem ser retirados desde o dia 4 até o dia 15 de março no setor de tributação da prefeitura.

Já Martins anunciou a instalação de uma nova empresa no município e o projeto de criação de um crematório em Porto União que deve ainda passar por uma audiência pública convocada pelo IMA de Santa Catarina. O vereador também anunciou o novo secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente, Carlos Santos.