A Câmara de Vereadores de Porto União realizou a sua 3ª Sessão Ordinária de 2020, nesta segunda-feira, 17, sob a presidência do vereador Sandro Calikoski (MDB).

Alguns projetos foram apreciados e aprovados, destaque para o projeto que alterou e acrescentou mais entidades na composição da Conselho Municipal de Turismo (Contur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).

Fizeram uso da palavra os vereadores Paulo Kovalski (PSDB), Elio Weber (MDB), no grande expediente e os vereadores Gildo Masselai (PSDB), Luiz Alberto Pasqualin (PP) e Christian Martins (MDB) no pequeno expediente.

No pequeno expediente Pasqualin parabenizou a Polícia Militar de Porto União que completou um ano sem homicídio. Gildo entre outros assuntos, destacou abaixo assinado solicitando o alargamento da rua José Tarlombani. O vereador ainda criticou o estado da rodovia SC 135 e a falta de investimentos na região.

Martins solicitou estudo para uma via alternativa entre as rodoviárias das duas cidades para tirar o movimento sentido União da Vitória pela Prudente de Moraes para Porto União. O vereador também elogiou a construção do Centro de Reabilitação e Recuperação de Animais Abandonados, inaugurado no sábado, 15.

Já no grande expediente o vereador Paulo Kovalski agradeceu a secretaria de saúde do município pelo trabalho de praticamente zerar a fila de espera para as cirurgias de cataratas. Outro assunto abordado pelo vereador foi o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, solicitando para que as pessoas façam a doação através da Declaração de Imposto de Renda para o fundo. Para finalizar Kovalski comentou sobre o projeto aprovado sobre o Turismo e solicitou apoio dos demais vereadores para o projeto que foi aprovado em seguida.

Por último, fez uso da palavra no grande expediente o vereador Elio Weber, que falou sobre os planejamentos sobre o turismo no município, principalmente no turismo ferroviário, o qual ele participa.