O Presidente do Legislativo de Porto União, Carlos R. Pinto – Bifão (PL), solicitou ao executivo municipal através da indicação nº 40/2019, na 37ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, para que crie através do setor competente um programa de viagens para contemplar os Grupos de 3ª Idade do Município.

A qualidade de vida na 3ª idade está associada a vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais. Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas.

Bifão destaca a necessidade de reconhecimento aos idosos através de políticas públicas que auxiliem no lazer e entretenimento deste setor. “Faz-se também necessário a criação de um cronograma de atendimento para viagens dentro e fora do Município aos participantes da 3ª idade, que muito contribuíram ao longo de suas vidas com muito trabalho para o desenvolvimento da nossa sociedade, podendo agora usufruir de lazer e diversão”, afirma.

Outras cidades da região têm calendário de viagens com os idosos que participam de vários eventos e atividades, em outros municípios e festas do interior voltadas a terceira idade e essa é a ideia do vereador Bifão, para que os idosos do município possam participar desses eventos na região e no estado de Santa Catarina, para estimular a vida social dos idosos e trazer mais felicidade as suas vidas.