Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 28, a formatura do Conseg Mirim de São Miguel da Serra turma de 2018, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto União.

O projeto teve início no ano de 2008, com crianças de 10 a 14 anos em regime de contra turno, uma vez por semana, com alunos da Escola de Educação Básica Frei Deodato. Atualmente o projeto é realizado em parceria com diversas instituições e entidades privadas com o objetivo de ampliar o horizonte de possibilidade dos alunos, oferecendo conhecimentos de direitos e deveres criando uma consciência comunitária e cidadã para as crianças. A coordenação do programa é realizada por Schirley Maria Faerber.

“Com muita alegria estamos formando a decima turma do Conseg com 17 alunos. O projeto que nasceu dentro do conselho de segurança do distrito tendo como uma das idealizadoras a senhora Shirley. Queremos levar para as crianças e adolescentes para que no futuro possam servir os conselhos de seguranças e abrir novos caminhos para esses jovens que são o futuro”, destacou o comandante da Polícia Militar de Porto União, Major Silvano Sasinski.

A coordenadora do Conseg falou que com as visitas nas instituições públicas e privadas da cidade, mostraram um pouco dos trabalhos realizados para o desenvolvimento da cidade. “Procuramos mostrar noção de cidadania visitando as entidades com palestras de conscientização e eles vão conhecendo a realidade”, afirma.

O vereador Neilor Grabovski que representou a Câmara no evento e salientou a importância desenvolvido entre algumas entidades e a Polícia Militar. “Eu acompanhei o trabalho desenvolvido pelo Conseg e é um segmento muito importante para a formação dessas crianças, onde conheceram várias estruturas públicas e como elas funcionam. É um prazer receber eles aqui e quero parabenizar a todos em especial a Schirley que coordena todo esse projeto”, falou Neilor.