Sob a presidência do vereador Paulo Kovalski (PSDB), a Câmara de Vereadores de Porto União realizou a sua 29ª Sessão Ordinária de 2022.

A Sessão marcou também a posse por 31 dias do vereador Edson Luis Koechkofel (UB), com a licença do titular Almir Borini (UB).

Entre os projetos e requerimentos discutidos foram aprovados em votação única os Projetos de Lei nº042 e 43/2022, do Executivo Municipal que dispõe sobre Crédito Suplementar, e contém outras providências.

Foram aprovados os pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final referente aos Projetos de Decreto Legislativo nº016; nº017 e nº018/2022 da Mesa Diretora, que respectivamente: Homologa Termo de Convênio para Concessão de Estágio Obrigatório nº 007/2022 firmado entre a Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (UNIUV) e o Município de Porto União; a Termo de Convênio para Concessão de Estágio Não Obrigatório nº 008/2022 firmado entre a UNIUV e o Município de Porto União e que Homologa Acordo de Cooperação Técnica e Científica nº 015/2022 que entre si celebram a UNIUV e o Município de Porto União.

Também foi aprovado o parecer favorável da mesma Comissão ao Projeto de Lei nº037/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal que altera anexos da Lei Municipal nº 3.966, de 20 de dezembro de 2011, e dá outras providências.

No final da Sessão foi aprovado ainda Moção de Aplausos nº 007/2022 de autoria da  Vereadora Vanessa Witiuk Ferreira (PSD) ao 2º SGT da Polícia Militar Márcio Grabarek e à SD da Polícia Militar Rafaela Cristina Ardnt. Segundo a vereadora proponente os dois homenageados “não medem esforços para ajudar a causa animal, tendo atuação destacada em nossa cidade, sempre resgatando e acolhendo animais de maus tratos ou em vulnerabilidade, tratando dos mesmos e encontrando novos lares para abrigá-los, sendo necessária o reconhecimento pelo brilhante trabalho dedicado na luta pelos animais”, justificou.

Fizeram uso da palavra os vereadores Paulo Kovalski; Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Vanessa Witiuk Ferreira (PSD); Edson Luis Koechkofel; Fernando Barulho (PSDB); Miguel Von Guilsa (PSD) e Walbert de Paula e Souza (PL).