O Presidente do Legislativo de Porto União, Christian Martins (MDB), recebeu na tarde desta sexta-feira, 29, a visita dos integrantes da Comissão dos Candidatos Aprovados Excedentes do Concurso Público para soldado do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Os candidatos Rafael Rumor e Daniele estiveram no gabinete de Martins solicitando o apoio.

Eles vieram solicitar apoio dos vereadores para que o Estado de Santa Cataria convoque os candidatos excedentes do Concurso Público, os quais já se encontram aprovados nos exames de avaliação de escolaridade, saúde, física, psicológica e investigação social, para que ingressem no corpo de Bombeiros. Esses exames são válidos por um ano e sua expiração acontece em novembro de 2018.

Segundo o documento entregue ao Presidente do Legislativo, o concurso realizado em 2017 tem validade de um ano, sendo possível a prorrogação por mais um ano. O concurso formará 300 novos soldados, através do curso de formação de soldados. Segundo a Comissão foram 10.228 inscritos, sendo que 300 candidatos já iniciaram o curso e mais 300 estão aptos para realizar a formação, sendo que os candidatos excedentes ficarão no cadastro de reserva. “Vamos levar essa reivindicação ao governo do estado. Temos um bom relacionamento com o Governador Pinho Moreira e iremos enviar esse pedido diretamente a ele”, falou Martins.

A comissão mostra alguns números relacionados ao efetivo, segundo o portal de transparência em janeiro de 2017 eram 2.504 bombeiros e em março de 2018 reduziu para 2.345. A comissão acredita que esse número irá diminuir ainda mais esse ano com o ingresso na reserva numerada de mais bombeiros. O efetivo máximo é de 3.816 bombeiros em Santa Catarina. “Sendo assim existem mais de mil vagas a serem preenchidas”, diz o documento.  Eles solicitam que esses 300 candidatos que estão com todos os exames em dia, possam fazer o curso de formação para poderem ficar no cadastro de reserva.