A Câmara de Vereadores de Porto União realizou duas sessões na noite desta segunda-feira, 08, comandadas pelo Vice-presidente Paulo Kovalski (PSDB). A 31ª Sessão Ordinária foi realizada específica para a apreciação em 1º Discussão e Votação do projeto de Lei nº 047/21, do Executivo Municipal que estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o Exercício Financeiro de 2022, conhecida como a Lei Orçamentária Anual (LOA). A LOA foi aprovada e segue para a próxima sessão para discussão e votação final.

Antes da referida apreciação, foi dado posse ao vereador André C. Castilho (PSC), que assumiu uma cadeira no legislativo por 31 dias com a licença da titular Eliane Aparecida dos Santos (PSC).

Nessa sessão fez uso da Tribuna a Diretora do Campus da UnC de Porto União, Ana Claudia Flenik, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade e as bolsas de estudo disponíveis pela instituição.

Em seguida, foi realizada a 22ª Sessão Extraordinária que apreciou e votou diversos projetos. Entre eles a aprovação da denominação de vias da cidade: de Terezinha Eliane da Cruz Rabuske de autoria dos vereadores Fernando Barulho (PSDB); Neilor Grabovski (MDB) e Luiz Alberto Pasqualin (PSDB) e a outra via de Sandro Ludovico Moecke, proposta de autoria do vereador Pasqualin.

Foram aprovados também três programas relacionada a defesa da mulher, indicado pela vereadora Mariane Schorr Caesar (DEM) – que assumiu por 30 dias uma cadeira no legislativo – sendo o projeto n° 028/2021 que institui no Município o dia Municipal de Combate ao Feminicídio, a ser realizado anualmente em 08 de agosto; Projeto n° 029/2021  que institui no Município o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, medida de Combate e Prevenção à Violência Contra a Mulher, conforme a Lei Federal nº11.340, de 7 de agosto de 2006 e por último o projeto n° 030/2021 que institui no Município a semana de Conscientização e Combate à violência contra a Mulher.

Na Sessão também foi aprovado em votação final o projeto n° 031/2021 de autoria da vereadora Vanessa Witiuk Ferreira (PSD), que implanta no município a Escola Amiga dos Animais.

No final da Sessão foi aprovado por unanimidade a Moção de Aplausos de autoria da vereadora Eliane Aparecida dos Santos (PSC) para a Dra. Suzana Leite Pereira, médica infectologista, que atuou desde o início da Pandemia na linha de frente ao COVID-19 em Porto União.