A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta segunda-feira, 04, sob o comando de seu presidente Gildo Masselai (PSDB), a sua primeira Sessão Ordinária de outubro e sua 28ª Sessão Ordinária de 2021, com a presença da representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Porto União e União da Vitória.

Em sua fala a voluntária e presidente da instituição, Rosa Augusta Hausen, falou sobre a importância da prevenção e da campanha do Outubro Rosa deste ano. “Viemos aqui para falar sobre o Outubro Rosa, a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, além das ações da rede feminina das cidades. O controle do câncer de mama é uma grande preocupação de saúde pública mundial há muito tempo, devido à sua elevada incidência e alto grau de mortalidade entre as mulheres. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente também do câncer do colo do útero. Quero agradecer a todos os vereadores pela oportunidade de falar um pouco sobre o Outubro Rosa aqui na Câmara”, falou a presidente da RFCC.

“Que bom que tem esses anjos aqui nas nossas cidades que estão cuidando. Eu estive várias vezes lá buscando ajuda para as pessoas que nos procuram. Que Deus abençoe vocês sempre e continue dando esse semblante de muita saúde e muita alegria que vocês deixam passar para nossa sociedade. Nós que agradecemos a presença de vocês aqui e sabe que as portas estarão sempre abertas para vocês e sua equipe. A gente sabe o trabalho que vocês fazem, um trabalho realmente digno de todo o valor do mundo e nós só temos a agradecer”, disse o Presidente do Legislativo,  Gildo Masselai.

Em seguida na ordem do dia entre os projetos discutidos e votados destaques para os projetos que foram aprovados e seguem para sanção do executivo municipal, são eles:  Requerimento Nº031/2021 da vereadora Mariane Schorr Caesar (DEM) que solicita o envio de uma Carta Convite do Legislativo para a equipe do Secretário de Ciências e Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco, para apresentação em plenário desta Casa de Leis, do programa Cidades Inteligentes; do Projeto n° 051/2021, do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a receber por doação um imóvel rural, parte constante da Matrícula nº 14.008, situado no Bloco Jordão, Fazenda Santa Rosa, de propriedade de Erico Rosenscheg, e dá outras providências;  Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria do Vereador Fernando Batista Alves, que dispõe no âmbito do Município de Porto União sobre a autorização de fornecimento e distribuição de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda. Segundo o vereador proponente os recursos para a aquisição do material serão viabilizados pelo Governo Federal e não pelo Municipal, como estipulado anteriormente na lei.

Ainda em 2ª discussão e votação foram aprovados quatro projetos de autoria do suplente de vereador Marcelo Storck (PL), que ocupou uma cadeira no legislativo por 50 dias: Projeto de Lei nº 011/21, que autoriza o Município de Porto União a regulamentar, organizar e isentar campanhas e demais ações beneficentes; Projeto de Lei n° 015/2021, que dispõe sobre o uso de asfalto adicionado com borracha proveniente da reciclagem de pneus inservíveis na conservação das estradas de competência do Município; Projeto de Lei n° 016/2021,  que insere Inciso VIII ao Artigo 3º da Lei Municipal nº 4.536, de 29 de junho de 2018; Projeto de Lei n° 017/2021, que dispõe sobre o estímulo ao plantio de flores e a distribuição de mudas de árvores para o reflorestamento no Município.

De autoria do executivo municipal foi aprovado Projeto de Lei n° 048/2021, que altera artigo da Lei Municipal nº 3.079, de 06 de julho de 2005, ordenando o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Porto União.

Fizeram uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Gildo Masselai (PSDB), Paulo Kovalski (PSDB); Neilor Grabovski (MDB); Mariane Schorr Caesar (DEM); Walbert de Paula e Souza (PL); Israel Araújo (PSDB); Miguel Von Guilsa (PSD); Fernando Barulho (PSDB); Elaine aparecida dos Santos (PSC) e Luiz Alberto Pasqualin (PSDB).