A 27ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União, comandada pelo seu presidente, Gildo Masselai (PSDB), contou com as presenças da Gestora Regional da Cidasc, Maritza Martins Mansani e do médico veterinário da entidade, Claudio Machado Moreira. Os representantes da Cidasc fizeram uso da tribuna para esclarecer assuntos relacionados à Inspeção de produtos animais e ao selo ARTE, que permite que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

“O meio rural conta com várias agroindústrias que processam alimentos e tem todos os tipos não só de produção animal como de origem vegetal. E é uma cadeia importante do movimento econômico em Porto União. Eu sempre pensei comigo e falei aqui na tribuna na legislatura passada, o “João” em Porto União pode comer um produto artesanal do município, mas o Pedro ali de outro município não pode comer um produto de Porto União, então é esse selo Arte vem de repente dar uma melhorada ainda mais nesse produto para que ele saia daqui do município e que todos possam adquirir e consumir”, destacou o Presidente Gildo.

Após as falas dos representantes da Cidasc, diversos projetos foram apreciados, destaque para os que foram aprovados e seguem para a sanção do executivo municipal. São eles: Projeto de Lei n° 020/2021, de autoria do vereador Israel Araújo (PSDB), que institui o dia municipal da cultura Cristã (Dia do Cristão) no Município de Porto União; Projeto de Resolução n° 001/2021, de autoria do vereador Marcelo Storck (PL), que dispõe sobre a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Porto União e por fim Projeto de Lei n° 013/2021, também de autoria do vereador Storck, que autoriza o Município a instituir o Dia do Vizinho.

Foi aprovado também a Moção de Aplausos de autoria da vereadora Mariane Schorr Caesar (DEM), aos profissionais de Saúde do Hospital São Camilo/ São Braz.

Fizeram uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Eliane Aparecida dos Santos (PSC); Gildo Masselai (PSDB); Walbert de Paula e Souza (PL); Vanessa Witiuk (PSD); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Paulo Kovalski (PSDB); Fernando Barulho (PSDB) e Neilor Grabovski (MDB). No grande expediente falaram os vereadores Eliane; Israel Araújo (PSDB) e Luiz Alberto Pasqualin.