A Câmara de Vereadores de Porto União, realizou na noite desta segunda-feira, 13, a sua 25ª Sessão Ordinária, sob a presidência do vereador Gildo Masselai (PSDB).

A Sessão se tornou histórica com a posse da vereadora Mariane Schorr Caesar (DEM) que assume uma cadeira na casa de leis por 30 dias com a licença do titular. Com isso pela primeira vez na Câmara de Porto União, três mulheres fazem parte do legislativo ao mesmo tempo. Além de Mariane são titulares as vereadoras Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e Vanessa Witiuk Ferreira (PSD). A mesa diretiva da Casa de Leis deu posse a vereadora no início da sessão.

No decorrer da Sessão foram apreciados e discutidos diversos projetos e pareceres. Destaque foi a abordagem da questão da crise hídrica que abate o País e principalmente a região. Os vereadores fazem apelo para racionalizar os recursos hídricos e apesar da previsão de chuva, ela não será o suficiente para deixar a situação mais tranquila.

O Presidente do Legislativo destacou a situação, “quando se fala em recursos hídricos a situação é grave mesmo, como eu trabalhei 30 anos na Epagri então isso nos remete a conhecer um pouquinho da questão solo e água. Nós tínhamos sempre uma precipitação nos últimos anos em média de 1600 mm aqui na nossa região e nos últimos 36 meses não chegou à metade disso. Então eu não sei exatamente cientificamente o que que está acontecendo, mas o que eu sei é que precisamos economizar e todos tem que fazer a sua parte, fazer o possível e o impossível para poupar cada gota de água”, destacou Masselai.

Os vereadores também destacaram o aniversário de Porto União, comemorado no dia 05 de setembro e as inaugurações realizadas pelo município durante a semana.

Fizeram uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Neilor Grabovski (MDB); Gildo Masselai (PSDB); Marcelo Storck (PL); Israel Araújo (PSDB); Fernando Barulho (PSDB); Elaine A. dos Santos (PSC); Miguel Von Guilsa (PSD) e Luiz Alberto Pasqualin (PSDB). No grande expediente fizeram uso da palavra a vereadora Mariane Schorr Caesar (DEM); Israel Araújo e Marcelo Storck.