A Câmara de Vereadores de Porto União realizou a sua 9ª Sessão Extraordinária com efeito de Ordinária (específica para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO) e a 10ª Sessão Extraordinária, na tarde desta segunda-feira, 21, sob a presidência de Gildo Masselai (PSDB).

Entre os projetos apreciados e discutidos, na matéria da ordem do dia na primeira sessão foram analisados os pareceres da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio sobre as Emendas referente Projeto de Lei nº 026/21, que trata sobre a LDO para o ano de 2022.

Foram votadas e aprovados ao total de oito emendas aditivas, sendo duas recebendo parecer contrário e 11 emendas modificativas, sendo quatro delas recebendo parecer contrário da Comissão. A Sessão teve a fala de todos os vereadores que explicaram as emendas e os pareceres. As emendas que tiveram os Parecer contrários pela rejeição tiveram os votos contrários de Almir Borini (DEM); Miguel Von Guilsa (PSD) e Walbert de Paula e Souza (PL).

Após o fim da primeira sessão, teve início a segunda sessão do dia, onde foram em 2ª discussão e votação foi aprovado os projetos Lei n° 028/2021, do Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Cessão de Uso com o Estado de Santa Catarina, através do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Projeto de Lei n° 007/2021, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a Revogação da Lei Municipal nº 4.712 de 09 de fevereiro de 2021. Os projetos agora seguem para sanção.

Foram aprovados também duas moções de aplausos: a primeira de autoria do vereador Neilor Grabovski (MDB) para o Policial Militar Rodrigo Daniel de Paula do 3º BPM/ 2ª CIA em Canoinhas. A outra moção apresentada pelo vereador Israel da Silva Araújo (PSDB) foi para os Pastores de Porto União, pelo Dia do Pastor Evangélico, que é comemorado no segundo domingo do mês de junho, sendo celebrada este ano no dia 13 de junho.

O Presidente Gildo ainda anunciou que se reunirá com a mesa diretora da Casa, para que provavelmente a primeira sessão do mês de julho, que deverá ser realizada no dia 5 de julho, seja sessão presencial sem público com início às 19h. “Ainda sem a presença de público de fora, apenas os vereadores e funcionários da casa, para que que nós possamos contribuir com o afastamento social e a questão do Covid- 19. Essa mesa se achar necessário convocar todos os vereadores uma ou duas vezes por dia para as sessões Extraordinárias em função de matérias que adentre nessa casa, a mesma fará e todos estarão convocados”, explicou.