Nesta segunda-feira, 17, foi realizada a 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União, que teve na presidência, o vice-presidente Paulo Kovalski (PSDB). O presidente Gildo Masselai (PSDB) estava em compromisso de seu gabinete.  Essa foi a primeira sessão com a presença de público (Limite de ocupação 30%), desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020.

A Sessão ainda contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marivaldo dos Reis Santa Isabel que veio falar novamente sobre os casos de Covid-19 no município. “Eu solicitei essa vinda aqui hoje porque há mais ou menos uma semana, nós começamos a ver uma escalada no nosso contagio semanal. Só tem aumentando esse número. Ainda não colapsou, mas hoje eu estava vendo no boletim que nós temos “só” cinco leitos ocupados na UTI. Felizmente do lado de cá de Porto União nós estamos numa situação menos grave do que União da Vitória, cujos hospitais estão assoberbados já mais ou menos há 2 semanas. Mas quando a gente vê a barba do vizinho arder, a gente bota a nossa de molho. Então esses números são crescentes e de forma exponencial que nos indica que teremos mortes casadas. É o par casado sobre tenho falado toda vez que a estatística de contágio se estabelece de uma maneira gritante, na calada da noite a morte rouba alguns de nossos municípios. Infelizmente a culpa disso é de todos nós, a culpa é coletiva. A irresponsabilidade social de indivíduos conspira contra a paz coletiva. Hoje (segunda-feira) o nosso boletim acusa 377 indivíduos contaminados, que estão no nosso meio, com 67 de hoje que vão entrar na contabilidade de amanhã, nós vamos ter aproximadamente 400 e poucas pessoas contaminadas no município”, alerta Dr. Marivaldo. Após a fala do secretário, o presidente do legislativo abriu para as perguntas dos vereadores.

Após esse momento, isso foram apreciados e votados pareceres e projetos, entre eles aprovado em votação única o Projeto de Decreto nº06/2021, da Mesa Diretora, que homologa segundo Termo Aditivo ao Contrato de Programa nº 179/2018, de 31/03/20218, entre o município de Porto União e a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

Fizeram uso da palavra do grande expediente os vereadores Miguel Von Guilsa (PSD); Walbert de Paula e Souza (PL); Vanessa Witiuk (PSD); Almir Borini (DEM) e Luiz Alberto Pasqualin (PSDB).

Presença de público e imprensa

Lembrando que para participar presencialmente nas sessões, o munícipe e a imprensa deverão manifestar interesse de participação na sessão até às 16h30 das segundas-feiras, cadastrando seu nome na recepção da Câmara Municipal de Porto União ou através do telefone (42) 3522-0514 com Carolina.