A Câmara de Vereadores de Porto União, presidida pelo vereador Gildo Masselai (PSDB), realizou duas sessões esta semana. A ordinária como manda o regimento interno, na segunda-feira, 08, às 19h e a na terça-feira, 09, uma extraordinária às 11h.

A Sessão ordinária foi marcada pela presença do Comandante da Polícia Militar de Porto União, Capitão Paulo Ricardo Galle, que explanou as ações da PM do município no ano de 2020 e mostrou dados e índices de crimes e também apresentou os projetos que a unidade realiza em prol da sociedade.

Antes do início da reunião, a Câmara entregou um buque de rosas as vereadoras Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e Vanessa Witiuk (PSD) em homenagens as mulheres pela passagem do Dia Internacional das Mulheres. Todos os vereadores se manifestaram dedicando suas homenagens pela passagem do dia.

Na pauta para discussão e votação diversos projetos e requerimentos, entre eles foi aprovado em segunda discussão e foi enviado para a sanção do executivo os seguintes projetos, ambos do executivo municipal: projeto nº05/2021, que dispõe sobre Crédito Especial e o nº 008/2021, que altera o Artigo 1º, Inciso IX, da Lei Municipal nº 4.598, de 18 de julho de 2019. Este último, teve o voto contrário dos vereadores Almir Borini (DEM), Walbert de Paula e Souza (PL) e Miguel Von Guilsa (PSD).

Também foi aprovado pelos vereadores o requerimento nº 09/2021, de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), requerendo que a Câmara Municipal encaminhe Ofício Convocando o Secretário Municipal de Saúde, Marivaldo dos Reis Santa Isabel, para que compareça a Casa Legislativa a fim de prestar esclarecimentos sobre a situação da Covid-19 no município.

No final da Sessão o Presidente Gildo fez a leitura do requerimento do projeto de lei nº 015/21, que ratifica Protocolo de Intenções firmado entre Municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde, para que o projeto fosse colocado em votação na sessão extraordinária de terça-feira, 10.

Sessão Extraordinária

Na sessão extraordinária foi aprovado a Urgência Especial do projeto 015/21 para discussão e votação única. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão: Fernando Batista Alves (PSDB); Gildo Masselai (PSDB); Israel de Araújo (PSDB); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Miguel Von Guilsa (PSD); Neilor Grabovski (MDB). Paulo Kovalski (PSDB) e Vanessa Witiuk (PSD).

Com a aprovação do projeto, o município de Porto União poderá participar dos consórcios entre os municípios para a aquisição das vacinas para imunizar a população.

“Aprovamos este projeto de uma grande sensibilidade do Prefeito Municipal e obviamente de haver um grande clamor da população para que nós possamos sair na frente e possamos comprar as vacinas caso estejam disponíveis para aplicar na sociedade. Nós precisamos nos cuidar e vejo que o Prefeito está querendo cuidar bem da população e vem nesse momento

Com a intenção de adquirir através da licitação até 35 mil doses da vacina para atender a nossa população”, falou o Presidente do Legislativo.