Na tarde de segunda-feira, 15, o Sebrae do Paraná inaugurou o Escritório da Fronteira. A estrutura, localizada junto ao Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), em Barracão, foi criada para atender a 14 municípios paranaenses, mais Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Comandante Andresito, na Argentina. Um consórcio inédito que envolve dois estados brasileiros e mais a cidade na Argentina, que fazem fronteira seca.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou que o Escritório da Fronteira será um ponto de aproximação com o empresariado. “Estaremos ainda mais perto, pois, historicamente, participamos de programas de desenvolvimento territorial, formação de lideranças, educação empreendedora e fortalecimento das ações binacionais, entre outros”, destacou Tioqueta.

O diretor-superintendente salientou o trabalho das lideranças regionais para o desenvolvimento da Fronteira e a intenção do Sebrae/PR de melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. “Estamos ao lado dos pequenos negócios, dos empreendedores que são o alicerce da economia do País. O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas são peças-chave no desenvolvimento da economia local”, completou.

Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, afirmou que o novo escritório foi instalado para responder aos anseios dos municípios parceiros.  “Esta região é destaque na cooperação transfronteiriça e, para fortalecer ainda mais esse reconhecimento, agora contará com estrutura física integrada ao CIF”, completou.

O vereador de Porto União Elio Weber (MDB) foi convidado e representou o legislativo no evento, que pode ser implantado na região de Porto União e União da Vitória. Alguns prefeitos e representantes da região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) e da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) também participaram do evento.

“Nesses dois dias que ficamos lá, muito aprendemos. Eles transformaram uma região de mata em um parque na divisa dos países e criaram um projeto de desenvolvimento para os municípios da região que fazem as divisas secas. Eles quebraram o paradigma da fronteira e se tornaram cidades irmãs. E é a nossa realidade aqui também, por isso devemos nos unir em busca do desenvolvimento da nossa região”, destacou Weber.

O escritório

O escritório da Fronteira atenderá aos municípios de Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pérola D’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho e Santo Antonio do Sudoeste, além de Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Comandante Andresito, na Argentina. (Com informações do Sebrae)