homenagem-medicos

Os vereadores Christian Martins e Neilor Grabovski (ambos do PMDB), participaram na tarde desta segunda-feira, 26, de uma homenagem feita pela associação dos Moradores do bairro Jardim Oliveira para a médica Maritza Dominguez, que chegou de Cuba no Brasil há três anos e três meses, para atender no município ao lado da médica Betuel Cristina Fiallega González, também de Cuba.

O projeto do Mais Médicos é do Governo Federal que proporcionou a vinda dessas duas médicas para o Brasil e posteriormente para Porto União.

“Às vezes uma atenção e uma conversa é o que o paciente necessita também. Aqui no nosso município veio duas pessoas de extrema competência e que atenderam a isso.  Elas olharam para o nosso povo mais carente com outros olhos, com respeito, carinho, atenção e sensibilidade, que a doutora trouxe junto de sua competência como médica para a nossa população”, falou Martins.

Já o vereador Neilor, autor da moção de aplausos que será entregue nesta terça-feira, 27, na Câmara de Vereadores, para as médicas que estão deixando a cidade, após chegar ao fim do contrato com o governo brasileiro elogiou o trabalho das duas profissionais.  “Amanhã faremos uma homenagem justa as duas doutoras e gostaria que a comunidade estivesse presente. Fiz essa indicação para homenageá-las. Quero agradecer pelo trabalho feito aqui em nossa cidade e pela dedicação que trabalharam”, agradeceu.

Participaram da homenagem o Prefeito de Porto União Eliseu Mibach, os secretários Marivaldo dos Reis Santa Isabel (Saúde) e Miguel Chokailo Neto (Administração) e funcionários da secretaria de saúde.

PROGRAMAS MAIS MÉDICOS

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. (Fonte Ministério da Saúde)